Página Inicial > Notícias > Gestores do IFMA iniciam planejamento estratégico

Gestores do IFMA iniciam planejamento estratégico

• publicado 30/10/2016 21h02
  • última modificação 09/01/2017 11h52

img_2409Gestores e lideranças do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) participaram nos dias 25 e 26 de outubro, em São Luís, da primeira etapa do processo de construção da gestão estratégica da instituição para os próximos anos.

O evento foi coordenado pelo reitor Roberto Brandão, quando foi efetuada uma capacitação, seguida do diagnóstico institucional que irá auxiliar na elaboração do planejamento estratégico. “Esse processo é muito importante para conhecer os desafios e forças do IFMA”, ressaltou o reitor. “O planejamento é a mola-mestra para a definição do que a instituição pretende daqui para frente no novo cenário nacional”, disse Brandão.

img_2415
“Foi muito proveitoso”, avaliou Marcos Flávio consultor da Steinbeis, organização alemã que assessora o IFMA nesse trabalho. “Todos participaram ativamente e estão comprometidos com o projeto”, prosseguiu. “Os resultados virão em médio e longo prazo”, concluiu.

O trabalho irá prosseguir a partir de novembro com entrevista dos consultores com os gestores e realização de fóruns de gestão nos campi. Na nova etapa, todas as unidades do IFMA serão visitadas com levantamento das demandas e informações para construção do mapa estratégico institucional.  “Vamos assessorar o IFMA na elaboração completa de todo o processo de gestão estratégica do Instituto Federal, incluindo seus ciclos de desdobramento pelas unidades e o monitoramento dos resultados”, explicou Peter Dostler, diretor-executivo da Steinbeis que também assessora o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

A implementação do planejamento estratégico institucional deverá durar dois anos e incluirá a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a modelagem de processos-chave, além da viabilização de planos operacionais e de TI.  O contrato entre as duas instituições foi formalizado durante a 65ª reunião do Colégio de Dirigentes, realizada no dia 06 de outubro, no Campus Barra do Corda.

registrado em: