Página Inicial > Notícias > Dirigentes constroem planejamento estratégico do IFMA

Dirigentes constroem planejamento estratégico do IFMA

Pauta foi discutida durante a 66ª Reunião do Colégio de Dirigentes, realizada no dia 22 em São Luís.
  • por Maycon Rangel
  • publicado 28/11/2016 12h34
  • última modificação 09/01/2017 11h53

66coldir2016-1
No dia 22 de novembro, foi realizada a 66ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (Coldir), no Veleiros Mar Hotel, em São Luís. Na ocasião, foram discutidas a construção do planejamento estratégico do IFMA e a proposta de (re)estruturação organizacional dos campi.

Durante os informes, o reitor e presidente do Coldir, Roberto Brandão, fez uma breve análise do contexto orçamentário e financeiro previsto para as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em 2017. Além disso, fez um relato da situação das ocupações nos campi do Instituto, bem como das paralisações dos servidores nas unidades de Caxias, Pinheiro e São Luís – Monte Castelo.

Planejamento estratégico

66coldir2016-6Em mais uma etapa do processo de planejamento estratégico do IFMA, os dirigentes e servidores do Instituto construíram o design da estratégia, a partir da consultoria feita pelo diretor de projetos finalísticos da Steinbeis-SIBE do Brasil, Bruno Viotti. Ele apresentou à plenária o Business Model Canvas (modelo institucional), uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes. Trata-se de um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos (atividades-chave, proposta de valor, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, fontes de receitas, canais, recursos principais, estrutura de custo, parcerias principais). “Como a gente consegue alinhar o que é feito no dia a dia com o que é estratégico para a organização?”, questionou Bruno, mencionando que os contratempos acabam tornando a estratégia um plano B, comprometendo a eficiência de instituições públicas e privadas.

Os dirigentes e servidores se dividiram em quatro grupos e trabalharam os conteúdos de cada bloco, a partir de sugestões feitas pelo consultor. O “design da estratégia”, como é denominada essa fase, serve para estruturar as próximas etapas do planejamento, no intuito de apontar ações que possam conduzir o Instituto a alcançar a excelência em seus serviços. “O planejamento conjunto com todos os gestores é primordial para que o IFMA se reconstrua e defina com precisão onde a instituição pretende chegar nos próximos anos”, afirmou o reitor Roberto Brandão. “Essa construção coletiva leva ao comprometimento de todos com os novos rumos da gestão do IFMA que  serão construídos”, finalizou.

O tecnólogo em Gestão Pública Ebenézer Araújo defende que a formação e a experiência profissional dos servidores e dirigentes são fatores que vão contribuir para a construção de um planejamento estratégico que responda àquilo que a sociedade maranhense espera do IFMA. “Esse é um momento ímpar. Nós temos aqui muitos anos de experiência acumulada e uma variedade de formações e experiências profissionais. Isso vai permitir um planejamento consistente e realista, que vai direcionar o nosso Instituto pelos próximos anos”.

Proposta de reestruturação dos campi

66coldir2016-3O Grupo de Trabalho (GT) de Reestruturação organizacional dos campi apresentou a proposta de nova estrutura das unidades do IFMA, incluindo as da pré-expansão (unidades criadas até 2002) e as da expansão (unidades criadas a partir de 2003). O diretor-geral do Campus Pedreiras, José Cardoso, integrou o GT e fez a apresentação da proposta. Após a discussão dos modelos organizacionais, os membros do Coldir fizeram sugestões e votaram a proposta final, que será, em breve, submetida ao Conselho Superior (Consup) do Instituto.