Página Inicial > Notícias > Gestores redefinem missão institucional

Gestores redefinem missão institucional

Discussão ocorreu durante reunião de planejamento estratégico, nesta segunda, 19, com consultoria da Steinbeis – SIBE do Brasil. Nesta terça-feira (20), será elaborado o mapa estratégico do IFMA.
  • por Andréia Lima
  • publicado 20/12/2016 12h38
  • última modificação 09/01/2017 11h53
planejamento-estrategico-steinbeis-2

O planejamento estratégico foi mediado pela Steinbeis SIBE do Brasil, empresa de consultoria contratada via licitação pelo IFMA para auxiliar na atividade.

Com o objetivo de elaborar o planejamento estratégico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o reitor e os gestores de vários campi e da reitoria se reuniram na tarde desta segunda-feira (19), no Hotel Veleiros, para definir a nova missão, visão e valores institucionais. A tarefa foi mediada pela Steinbeis SIBE do Brasil, empresa de consultoria contratada via licitação para auxiliar neste planejamento. A primeira etapa do planejamento foi realizada durante a 66ª Reunião do Colégio de Dirigentes do IFMA. Nas próximas etapas serão realizadas consultas em todos os campi com o intuito de desenvolver indicadores, metas e projetos.

O Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) do IFMA, Carlos César Teixeira, explica a necessidade de se realizar ações estratégicas institucionais. “Atualmente nós temos um plano de desenvolvimento institucional (PDI), mas não temos um planejamento estratégico. E nossa ideia agora é criar estratégias para colocar o Instituto no patamar que ele realmente merece”, afirmou o Pró-Reitor.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, foi quem abriu os trabalhos da reunião. Ele ressaltou a importância de ver o IFMA melhorando a cada dia. “Nós estamos aqui para fazermos as coisas acontecerem”, disse o Reitor. Carlos César Teixeira completou afirmando a necessidade de ações conjuntas entre todos os setores e campi do Instituto. “Falar sobre planejamento em uma instituição multidisciplinar é primordial para que a gente alcance os nossos objetivos. O alvo do planejamento estratégico é fazer com que a instituição fale a mesma língua. A ideia é correr atrás desses objetivos conjuntamente”, declarou o Pró-Reitor.

Dinâmica de grupo e análise estratégica

O trabalho da Steinbeis – SIBE do Brasil no IFMA começou há cerca de um mês e meio quando foram realizadas as etapas de análises estratégicas para entender o contexto do IFMA. Na tarde desta segunda-feira (19) foram definidas a nova missão, visão e valores institucionais. Os gestores se dividiram em quatro grupos para discutir esses pontos. Em seguida, o trabalho de cada equipe foi apresentado e debatido numa forma de se chegar a um ponto em comum.

Conheça a nova missão, visão e valores do IFMA:

Missão: Promover educação profissional científica e tecnológica comprometida com a formação cidadã para o desenvolvimento sustentável.

Visão: Ser uma instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão, de referência nacional e internacional, indutora do desenvolvimento do Estado do Maranhão.

Valores: Ética/ Inclusão Social/ Cooperação/ Gestão Democrática e Participativa/ Inovação.

planejamento-estrategico-steinbeis-6

Os gestores se dividiram em quatro grupos para discutir a missão, a visão e os valores institucionais.

O diretor executivo da Steinbeis – SIBE do Brasil, Peter Dostler, explicou que o objetivo da dinâmica foi o de fazer com que os gestores entendessem aonde o IFMA deve caminhar. “A ideia foi envolver os 29 campi para fazer um planejamento participativo envolvendo toda a comunidade acadêmica e interessados no IFMA”, contou Peter Dostler.

O diretor executivo enfatizou a importância de desenvolver esse trabalho no IFMA. “Os Institutos ainda não acharam a sua verdadeira identidade. Muitos deles se comparam com universidades federais e querem se assemelhar, mas eu acho que o Instituto tem uma função muito maior e muito mais nobre, que é a de aproximar o mercado das pessoas que estudam nessas instituições”, explicou Peter Dostler.

Nesta terça-feira (20) a equipe de gestores irá se reunir novamente para construir em conjunto o mapa estratégico institucional. A próxima etapa é consultar todos os campi para a partir do diagnóstico elaborar os indicadores, as metas e projetos direcionados à instituição.

registrado em:
Assunto(s): ação , Estratégico , IFMA , planejamento , plano