Página Inicial > Notícias > Campus Timon acolhe VI Encontro de Planejamento e Gestão do IFMA

Campus Timon acolhe VI Encontro de Planejamento e Gestão do IFMA

• publicado 30/10/2014 14h29
  • última modificação 30/10/2014 14h29

VI Enc Planej 01“Estamos com a missão de continuar este trabalho, que congratula ideias e informações sobre a gestão do Instituto”, disse o pró-reitor de Planejamento e Administração do IFMA, Carlos Cezar Teixeira. Segundo ele, o Encontro, aberto na noite desta quarta-feira, 29, teve seu formato modificado com acréscimos de tempo, palestras e atividades de minicursos – sugestões aceitas pelos servidores na V edição do evento, realizado ano passado no Campus Açailândia.

No terceiro dia, as ações seguem no mesmo modelo dos encontros anteriores com informes das pró-reitorias, vinculados às execuções orçamentárias e informações relacionadas ao novo modelo de pensar a instituição. “Aprovamos o PDI e temos muito a tratar sobre este Plano. Conto com a ajuda de vocês para que possamos iniciar os encaminhamentos necessários e fortalecer a gestão do IFMA”, comentou Carlos Cezar.

VI Enc Plan 02“Temos o orgulho de dizer que representantes de vinte e seis campi do IFMA marcam presença neste evento”, observou o reitor Roberto Brandão, ao fazer a abertura oficial do Encontro. “Quanto mais planejarmos, mais vamos estar cientes que nossos erros são menores, dando retorno para a sociedade por meio da formação de pessoas”, continuou o reitor, lembrando que a reunião marca também o fechamento do exercício de 2014. “Esperamos que a situação política a qual o país atravessa, incluindo o processo eleitoral, onde questionamentos relacionados à aplicação de recursos e acusações de uso indevido de dinheiro público não sejam pertinentes a nossa equipe, nem a nossa prática”.

VI Enc Plan 04O momento, recordou Roberto, favorece também avaliar resultados de outros encontros, como o de Açailândia, onde foi discutido um novo modelo de atuação para melhorar o processo de compras. “Esse modelo foi formatado e se apresenta hoje como uma plataforma de uma instituição com vinte e seis unidades, mais a Reitoria. A formação da unidade orçamentária proporciona uma boa prestação de serviços e faz com que sejamos vistos como bons executores pelos órgãos de controle”, constatou, reconhecendo a necessidade de mostrar que a evolução dos processos está acontecendo, fruto de negociação com todos os campi.

VI Enco Plaj 03O VI Encontro – que é o primeiro evento oficial realizado no novo auditório do Campus Timon – reúne diretores gerais, pró-reitores, diretores sistêmicos e assessores da Reitoria, que, juntos, buscam uma visão mais integrada de planejamento e gestão institucional. “É sempre um prazer ter vocês conosco. Registro meus agradecimentos a todos os servidores do Campus Timon que estão prestando apoio para que este encontro aconteça da melhor forma possível”, falou a diretora do campus, Jackellyne Dutra.

Palestra

VI Enc Plan 05Ao final, os participantes assistiram à palestra sobre Planejamento Estratégico, proferida pelo consultor de segurança da Petrobras, Alberto James Dominguez Paz, que também é consultor Adhoc do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespublica), vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Segundo Alberto, o planejamento é uma trilha que se deve permear e todos devem estar inseridos nela. O palestrante instruiu sobre a importância da missão, visão, crenças, princípios, valores e cultura organizacional, pertinentes a uma instituição. “Atentos a estes dados vamos enxergar mais longe, com planejamento para o futuro, descobrindo cenários que irão facilitar nosso campo de decisão”. Lembrou que a instituição deve equacionar seus projetos, comunicar gastos e obedecer às legalidades.

A era da informação também foi citada pelo palestrante, que ressaltou a necessidade de transformar em vantagens itens como capital humano, tecnológico, cultura organizacional e relacionamento com a sociedade. “O líder mobiliza conhecendo as estratégias da organização”, pontuou, retratando estar feliz ao ver em Timon uma escola com o porte do IFMA. “Estamos tendo cultura, consciência, internalização de valores e demais aspecto essenciais. Vamos mobilizar lideranças, criando responsabilidades em todos os setores. Desejo sucesso a esta instituição.”, concluiu.

registrado em: