Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Fórum PE > Campus Rosário realiza fórum de planejamento estratégico
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Rosário realiza fórum de planejamento estratégico

Evento foi realizado no dia 19 e contou com a participação da população do município e da região do Munin.
  • Maycon Rangel
  • publicado 19/01/2017 18h32
  • última modificação 10/04/2017 11h02

(Da esq. à dir.) Irlahi Linhares, Roberto Brandão, Madalena Neves e Peter Dostler

No dia 19 de janeiro, a comunidade do município de Rosário, a 67 km de São Luís, participou do Fórum de planejamento estratégico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O evento foi realizado na Unidade Integrada Maria José Macau e contou com a participação de servidores e estudantes e representantes da sociedade civil organizada e do Poder Público de Rosário e municípios da região do Munin.

O reitor, Roberto Brandão, ressaltou a importância do momento para interagir com a população local e, a partir daí, executar ações conjuntas que terão a comunidade como principal beneficiária. “Alguns experimentos, algumas pesquisas aplicadas e ações de extensão podem ser feitas a partir dessa interação com a comunidade”. Roberto Brandão falou também sobre a importante missão que o IFMA desenvolve no cenário educacional, anunciando que, dentro de 30 dias, deve ocorrer a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Campus Avançado Rosário.

A diretora-geral do campus, Madalena Neves, falou que o fórum é um momento crucial para diagnosticar os anseios da população no que se refere à oferta de educação profissional e tecnológica. “É neste fórum que faremos o levantamento de propostas e demandas para a comunidade da região do Munin”.

A prefeita de Rosário, Irlahi Linhares, parabenizou o Instituto pela atuação no município e por estar dando voz à população na construção do seu planejamento estratégico: “É uma honra ter o IFMA em nosso município”, destacou.

O pró-reitor de Planejamento e Administração e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, enfatizou a importância do processo de planejamento, como forma de aprimorar a aplicação de recursos e tornar mais eficientes as atividades desenvolvidas pelo Instituto.

O Planejamento Estratégico do IFMA está sendo construído com a consultoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento, com atuação em todo o mundo. De acordo com o consultor Peter Dostler, os Institutos Federais têm um papel de acentuada relevância no país, pois são promotores do desenvolvimento regional. Contudo, é necessário que potencializem o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e se aproximem cada vez mais do mundo do trabalho, solucionando demandas relacionadas a produtos e serviços.

 

Consultor Marcus Flávio explica metodologia para Grupos de Trabalho


Metodologia do fórum
Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo do dia, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

  • Interação com o mercado: desenvolvimento e melhoria das relações existentes com organizações públicas e privadas, possibilitando a futura inserção dos discentes no mercado de trabalho e a implementação de novos negócios ou mudanças em organizações já existentes;
  • Inclusão social: demandas que possam ser tratadas pelo IFMA visando a responsabilidade ambiental, a inclusão do discente, da comunidade acadêmica e de toda a instituição na temática social;
  • Internacionalização do IFMA: relacionamento do IFMA com organizações de outros países, incluindo parceria com outras instituições de ensino para intercâmbios acadêmicos;
  • Ideias acadêmicas: demandas ligadas às políticas de ensino, pesquisa, inovação e extensão;
  • Interação com a sociedade: demandas a serem tratadas pelo Instituto para aprimoramento de sua relação com a sociedade em geral.

A metodologia foi explicada pelo consultor Marcus Flávio, que acompanhou as discussões dos GTs e a construção de propostas nos diferentes eixos temáticos.

 

Após a apresentação das propostas, o assessor da prefeita de Rosário, Silvestre Teles, deu um depoimento sobre o significado do IFMA em sua trajetória de vida. Ele fez o curso de Edificações na antiga Escola Técnica e, atualmente, seu filho faz o curso técnico em Informática no Campus Avançado Rosário. “É um momento ímpar que Rosário está vivendo. Pela primeira vez na nossa história, acontece uma ação como essa, em que toda a população pôde contribuir com propostas de ações. O IFMA está melhorando a educação em nosso município. O desenvolvimento de qualquer lugar passa pela educação”, finalizou.

 

Galeria de fotos

Clique aqui para ver mais fotos

Fim do conteúdo da página