Página Inicial > Fórum PE > Campus Viana realiza fórum de planejamento estratégico

Campus Viana realiza fórum de planejamento estratégico

Objetivo do espaço é levantar propostas e demandas relacionadas aos desafios estratégicos do IFMA.
  • publicado 20/01/2017 18h57
  • última modificação 10/04/2017 11h04

(Da esq. à dir.) Fábio Lustosa, Roberto Brandão, Peter Dostler, Carlos César e Zulmira Mendonça

Na sexta-feira (20), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou o fórum de planejamento estratégico no município de Viana, situado na Baixada Maranhense. No evento, realizado no Auditório da Unidade Escolar Manoel Soeiro, os participantes puderam propor ideias e soluções relacionadas aos desafios estratégicos do IFMA para o quadriênio 2016-2020.

O reitor, Roberto Brandão, falou sobre os objetivos do fórum, que permite identificar as demandas e anseios da comunidade em relação ao papel desenvolvido pelo IFMA. “Todos estão convidados a participar desse processo como grandes idealizadores do Instituto Federal do Maranhão. Inovando, nós vamos fazer diferente aquilo que a sociedade espera do Instituto”.

O diretor-geral do campus, Fábio Lustosa, destacou os avanços que a unidade vem alcançando e a importância que o Campus Viana representa para o município. “Esse é um momento de crescimento. Começamos em 2014 e já oferecemos para a comunidade cursos de extensão em várias áreas do conhecimento”.

O pró-reitor de Planejamento e Administração e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, explicou a importância do processo para a consolidação do IFMA como uma instituição de referência em Ensino, Pesquisa & Inovação e Extensão. De acordo com ele, trazer alguém de fora da instituição para contribuir nesse processo fornece uma visão mais ampla e plural.

O Planejamento Estratégico do IFMA está sendo construído com a consultoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento, com atuação em todo o mundo. De acordo com o consultor Peter Dostler, os Institutos Federais têm um papel de acentuada relevância no país, pois são promotores do desenvolvimento regional. Contudo, é necessário que potencializem o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e se aproximem cada vez mais do mundo do trabalho, solucionando demandas relacionadas a produtos e serviços.

A mesa de abertura contou também com a presença do prefeito de Viana, Magrado Barros; do vereador Zé Carlos Costa e da coordenadora do Grupo Maria Mista e do Território Campos e Lagos, Zulmira Mendonça.

Grupo de Trabalho discute propostas para a construção do Planejamento Estratégico do IFMA

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo do dia, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

A metodologia foi explicada pelo consultor Marcus Flávio, que acompanhou as discussões dos GTs e a construção de propostas nos diferentes eixos temáticos.

Zulmira Mendonça parabenizou o IFMA pela iniciativa em promover um espaço em que a comunidade se torna protagonista das escolhas que vão definir o futuro da educação em Viana e na Baixada Maranhense. “Esse é um marco no município de Viana, para os nossos filhos, filhos de trabalhadores e trabalhadores rurais, quebradoras de coco, extrativistas, indígenas, ter a oportunidade de ter um conhecimento mais aprofundado e trazer a transformação para o nosso país”, ressaltou.

Clique aqui para ver mais fotos

Visita às obras do Campus

Na ocasião, o reitor e o diretor do Campus Viana, acompanhados de representantes da sociedade civil e de autoridades políticas, visitaram as obras do Campus Viana, que está sendo construído na MA-014, no Povoado São Pedro. A previsão é que a unidade seja inaugurada no início de 2018. Atualmente, as atividades administrativas e acadêmicas do campus funcionam provisoriamente na Avenida Luís de Almeida Couto, s/n, Centro.