Página Inicial > Fórum PE > Campus Barreirinhas realiza fórum de planejamento estratégico

Campus Barreirinhas realiza fórum de planejamento estratégico

Objetivo do espaço foi o levantamento de propostas e demandas relacionadas aos desafios estratégicos do IFMA.
  • publicado 22/02/2017 14h26
  • última modificação 10/04/2017 11h05

(Da esq. à dir.) Virlene Sandoval, Carlos César, Roberto Brandão, Valdir Damascena e Fabio Zimmermman

Com o propósito de ouvir as demandas e propostas da sociedade civil e agregá-las à construção do Planejamento Estratégico 2016-2020, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou o Fórum de Planejamento Estratégico no Campus Barreirinhas. A ação foi realizada no dia 22 de fevereiro e reuniu estudantes, servidores técnicos e docentes e a comunidade externa. Esse é o quinto fórum, que antes já ocorreu nos campi São Luís – Monte Castelo, São José de Ribamar, Rosário e Viana.

O reitor, Roberto Brandão, mencionou que o planejamento estratégico visa consolidar o IFMA como uma instituição educacional de excelência e que, para alcançar esse paradigma, é fundamental ouvir o que a comunidade espera do Instituto. “Hoje, somos mais de 33 mil anos, mais de 2600 servidores e mais de 900 terceirizados. Toda essa estrutura trabalhando diariamente na transformação do nosso estado por meio da educação”.

O diretor-geral do campus, Valdir Damascena, destacou o caráter transformador que o IFMA exerce nas regiões onde atua e que a construção do planejamento estratégico oportuniza alinhar as perspectivas da sociedade com a missão institucional. “Onde está, o IFMA é uma instituição diferenciada, não somente pela estrutura física, mas sobretudo pelo capital humano que tem. Esse planejamento é uma oportunidade para resgatar os anseios da comunidade interna e externa”.

O pró-reitor de Planejamento e Administração e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, falou que a construção desse processo parte do questionamento acerca do cumprimento da missão institucional. “Será que o IFMA está conseguindo dar as respostas que a sociedade tanto precisa?”. Para ele, a realização dos fóruns possibilita conhecer as múltiplas realidades presentes no Maranhão, buscando-se estratégias para abarcar toda essa diversidade às ações e programas que o Instituto executa.

O planejamento estratégico está sendo feito com a consultoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento. Durante sua fala, o consultor Fabio Zimmermman explicou a filosofia de atuação da entidade, que se utiliza do modelo dual de ensino, em que o aluno aprende por meio da união entre os conhecimentos teóricos com a imediata aplicação desses conhecimentos em aulas práticas nas empresas.

Além de Roberto Brandão, Valdir Damascena, Carlos César Teixeira e Fabio Zimmermman, a mesa de abertura contou também com a participação da secretária municipal de Turismo e Cultura, Virlene Sandoval.

Grupo de Trabalho discute propostas para a construção do Planejamento Estratégico

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo do dia, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

A metodologia foi explicada pelo consultor Marcus Flávio, que acompanhou as discussões dos GTs e a construção de propostas nos diferentes eixos temáticos.

Representando os discentes dos cursos superiores no fórum, o estudante Judá Ben-Hur Barros, do curso de Ciências Biológicas, avalia como positiva a realização do espaço. “Essa é uma forma de abrir as portas do IFMA para a comunidade, tanto interna quanto externa. Foi muito bom poder contribuir com nossas ideias e ajudar o Instituto na estruturação desse planejamento”.

Os fóruns de planejamento estratégico do mês de março serão realizados em Imperatriz (dia 27), Porto Franco (dia 28), Barra do Corda (dia 29), São Raimundo das Mangabeiras (dia 30) e Carolina (dia 31).

Clique aqui para ver mais fotos