Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Fórum PE > Campus Imperatriz realiza fórum de planejamento estratégico
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Imperatriz realiza fórum de planejamento estratégico

Durante o fórum foram levantadas propostas relacionadas aos desafios estratégicos do IFMA.
  • Andréia Lima (Imagens: Natalia Catherine)
  • publicado 27/03/2017 16h27
  • última modificação 10/04/2017 11h26
O evento foi realizado no Auditório Conceição Alvarenga e contou com um grande número de alunos do campus.

O evento foi realizado no Auditório Conceição Alvarenga e contou com um grande número de alunos do cmapus.

Na segunda-feira (27), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou o fórum de planejamento estratégico no campus de Imperatriz, segunda cidade mais populosa do estado. O evento foi realizado no Auditório Conceição Alvarenga e contou com um grande número de alunos que participaram da dinâmica desenvolvida pela STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa de consultoria especializada em transferência de tecnologia e conhecimento.

O diretor do campus Imperatriz, Saulo Cardoso, deu as boas-vindas à equipe do planejamento estratégico, aos alunos, aos servidores e à sociedade civil e falou sobre a importância de realizar um diagnóstico do IFMA de forma participativa. “Estamos levantando dados do Instituto que queremos construir daqui para frente”, disse.

O Pró-reitor de Planejamento e Administração e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, fez um levantamento histórico das ações de planejamento estratégico que estão sendo desenvolvidas. “Estamos aqui para demonstrar em números o que estamos fazendo em nosso Instituto e, também, para falar sobre a importância da presença do IFMA em cada cidade”, avaliou.

O reitor Roberto Brandão destacou a relevância do legislativo, executivo e sociedade estarem presentes nos fóruns em uma forma de realizar o diagnóstico sobre os rumos que o Instituto irá tomar. “Esse é o momento para discutir para onde o IFMA vai. E para isso temos que observar o que o campus necessita”, explicou.

Para o estudante do curso superior de Ciências da Computação, Lucas Araújo, o planejamento no campus Imperatriz foi importante no sentido de levantar dados sobre questões acadêmicas e conhecer melhor a comunidade. “Durante a dinâmica interagimos com pessoas de outras áreas e isso foi interessante para o compartilhamento de ideias”, relatou.

Para o representante da câmara de vereadores de Imperatriz, Ademar Freitas Júnior, a presença do IFMA na cidade é de extrema relevância. “Os alunos que aqui vão se formar de certa forma estarão construindo o planejamento de nossa cidade”, analisou.

Metodologia do fórum

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo do dia, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

  • Interação com o mercado: desenvolvimento e melhoria das relações existentes com organizações públicas e privadas, possibilitando a futura inserção dos discentes no mercado de trabalho e a implementação de novos negócios ou mudanças em organizações já existentes;
  • Inclusão social: demandas que possam ser tratadas pelo IFMA visando a responsabilidade ambiental, a inclusão do discente, da comunidade acadêmica e de toda a instituição na temática social;
  • Internacionalização do IFMA: relacionamento do IFMA com organizações de outros países, incluindo parceria com outras instituições de ensino para intercâmbios acadêmicos;
  • Ideias acadêmicas: demandas ligadas às políticas de ensino, pesquisa, inovação e extensão;
  • Interação com a sociedade: demandas a serem tratadas pelo Instituto para aprimoramento de sua relação com a sociedade em geral.
Fim do conteúdo da página