Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Fórum PE > Campus Porto Franco realiza fórum de planejamento estratégico
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Porto Franco realiza fórum de planejamento estratégico

O debate sobre o planejamento estratégico do IFMA no Campus Avançado contou com a presença da sociedade civil.
  • Andréia Lima
  • publicado 28/03/2017 17h56
  • última modificação 10/04/2017 11h27
A ação aconteceu na Escola Clarindo Santiago e contou com a presença de alunos, servidores e sociedade civil.

A ação aconteceu na Escola Clarindo Santiago e contou com a presença de alunos, servidores e sociedade civil.

Com o intuito de realizar o diagnóstico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Avançado Porto Franco e, assim, dar continuidade às ações do planejamento estratégico do IFMA foi realizado na última terça-feira (28) o fórum na cidade de Porto Franco, localizada na região Sul do Maranhão. A ação, que aconteceu na Escola Clarindo Santiago (prédio provisório do campus cedido pela prefeitura), contou com a presença de alunos, servidores e sociedade civil.

O diretor do Campus Avançado de Porto Franco, Júlio César Nascimento, agradeceu à equipe do campus que contribuiu para a realização do fórum. “Agradeço à colaboração de todos da parte administrativa e dos alunos. Saibam que a opinião de vocês pode virar uma ação futuramente”, declarou o diretor.

O Pró-reitor de Planejamento e Administração e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, destacou o fato de a cidade poder estar participando do processo de planejamento do campus. “Estamos oportunizando a cidade de se inserir no processo de planejamento. É importante trazer os externos para contribuir”, disse.

Já o reitor Roberto Brandão falou do desejo de ter um campus do IFMA fixo na cidade e, assim, avançar em outras ações. “Não queremos nos acomodar em um modelo de campus avançado. Queremos um campus fixo na cidade, por isso é necessário que o planejamento seja bem pensado para que tenhamos nossas metas atingidas”, expôs.

Para o servidor Lindemberg Costa Júnior o fórum é importante para o planejamento do futuro do IFMA. “O planejamento é uma forma de diagnosticar o que o IFMA pode proporcionar para os docentes, os discentes e a sociedade em geral”, relatou o servidor.

O suplente de Deputado Federal, Deoclides Macedo participou da mesa de abertura do fórum e, também, das atividades desenvolvidas para realização do diagnóstico. “Foi muito bom ter contribuído para trazer um campus do IFMA para a nossa região”, declarou.

Metodologia do fórum

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo do dia, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

  • Interação com o mercado: desenvolvimento e melhoria das relações existentes com organizações públicas e privadas, possibilitando a futura inserção dos discentes no mercado de trabalho e a implementação de novos negócios ou mudanças em organizações já existentes;
  • Inclusão social: demandas que possam ser tratadas pelo IFMA visando a responsabilidade ambiental, a inclusão do discente, da comunidade acadêmica e de toda a instituição na temática social;
  • Internacionalização do IFMA: relacionamento do IFMA com organizações de outros países, incluindo parceria com outras instituições de ensino para intercâmbios acadêmicos;
  • Ideias acadêmicas: demandas ligadas às políticas de ensino, pesquisa, inovação e extensão;
  • Interação com a sociedade: demandas a serem tratadas pelo Instituto para aprimoramento de sua relação com a sociedade em geral.

Visita técnica – Após a finalização dos trabalhos de diagnóstico no campus, a comitiva do planejamento estratégico seguiu para uma visita técnica na obra do Campus Avançado de Porto Franco. A previsão é que o prédio seja entregue no mês de agosto.

 

 

Fim do conteúdo da página