Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Fórum PE > Campus Barra do Corda realiza fórum de planejamento estratégico
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Barra do Corda realiza fórum de planejamento estratégico

O 8º fórum discutiu sobre as principais ações que devem ser criadas para o campus.
  • Andréia Lima
  • publicado 29/03/2017 18h38
  • última modificação 10/04/2017 11h28
Durante o planejamento foram discutidas várias questões que envolveram principalmente ações de inclusão social no campus.

Durante o planejamento foram discutidas várias questões que envolveram principalmente ações de inclusão social no campus.

O 8º fórum de planejamento estratégico do IFMA foi realizado na quarta-feira (29) na cidade de Barra do Corda, localizada no centro geográfico do Maranhão. Durante o fórum, que contou com a presença de servidores, alunos e sociedade civil, foram discutidas várias questões que envolveram principalmente ações de inclusão social no campus. Houve representantes do governo do Estado e da prefeitura.

A diretora do IFMA Campus Barra do Corda, Marinete Lobo, enfatizou a necessidade de promover ações que envolvessem as comunidades indígenas da região. “Temos que reafirmar o nosso compromisso com a inclusão social das comunidades indígenas, já que aqui temos índios de duas tribos”, informou. E finalizou: “Temos uma instituição de excelência, mas podemos ser ainda melhores”.

O Pró-reitor de Planejamento e Administração e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, concordou com as pontuações da diretora. “Temos que conversar mais com a comunidade”, disse. Já o reitor Roberto Brandão afirmou que ações planejadas e pensadas são necessárias. “Queremos caminhar juntos para atender a comunidade, por isso precisamos definir novas jornadas”, enfatizou.

Segundo a servidora Elimária Oliveira Lima o fórum é uma forma de conhecer as principais demandas do Campus Barra do Corda. “Eu achei bem interessante a dinâmica que contou com a participação da sociedade externa. Foi uma forma, portanto, de conhecermos as demandas e o que as pessoas esperam do nosso campus”, contou a servidora.

O representante da câmara de vereadores do município de Barra do Corda, Jairo Lopes, destacou a excelência do IFMA. “A educação de Barra do Corda avançou muito nesses últimos sete anos. Agora queremos mais cursos superiores na cidade”, declarou.

Metodologia do fórum

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo do dia, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

  • Interação com o mercado: desenvolvimento e melhoria das relações existentes com organizações públicas e privadas, possibilitando a futura inserção dos discentes no mercado de trabalho e a implementação de novos negócios ou mudanças em organizações já existentes;
  • Inclusão social: demandas que possam ser tratadas pelo IFMA visando a responsabilidade ambiental, a inclusão do discente, da comunidade acadêmica e de toda a instituição na temática social;
  • Internacionalização do IFMA: relacionamento do IFMA com organizações de outros países, incluindo parceria com outras instituições de ensino para intercâmbios acadêmicos;
  • Ideias acadêmicas: demandas ligadas às políticas de ensino, pesquisa, inovação e extensão;
  • Interação com a sociedade: demandas a serem tratadas pelo Instituto para aprimoramento de sua relação com a sociedade em geral.
Fim do conteúdo da página