Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Fórum PE > Campus São Raimundo das Mangabeiras realiza fórum de planejamento estratégico
Início do conteúdo da página Notícias

Campus São Raimundo das Mangabeiras realiza fórum de planejamento estratégico

Esse foi o 9º fórum de planejamento estratégico em um total de 30. Servidores, alunos e sociedade civil participaram da ação.
  • Andréia Lima
  • publicado 30/03/2017 19h30
  • última modificação 10/04/2017 11h30
Esse foi o 9º fórum de planejamento estratégico do IFMA em um total de 30.

Esse foi o 9º fórum de planejamento estratégico do IFMA em um total de 30.

O fórum de planejamento estratégico realizado na quinta-feira (30) no IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras foi marcado com música e a participação efetiva de servidores, alunos e sociedade civil. As atividades estão sendo conduzidas pela STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa de consultoria especializada em transferência de tecnologia e conhecimento. Esse foi o 9º fórum de planejamento estratégico do IFMA em um total de 30.

O diretor do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras, Jânio Silva, falou que o planejamento deve ter a participação de todos. “Temos que nos identificar com esse planejamento. Aqui temos a oportunidade de discutir os nossos problemas e buscar alternativas para otimizar os nossos recursos”, disse.

O Pró-reitor de Planejamento e Administração e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, destacou a necessidade de alcançar bons resultados com esse planejamento. “Queremos obter resultados. Esse planejamento não é para os órgãos de controle. É para nós mesmos. Precisamos de vocês para traduzir essas estratégias em resultados”, afirmou.

O reitor Roberto Brandão expôs a necessidade de planejar agora para termos um bom futuro para o Instituto. “Estamos construindo mais uma etapa do nosso planejamento institucional e precisamos conversar com a comunidade para saber o que queremos para o Instituto para os próximos 30 anos. E quando você tem um bom planejamento fica mais fácil a sua execução”, declarou.

A estudante do curso de licenciatura em Biologia, Lucivânia da Silva, destacou que o planejamento deu espaço de voz aos alunos. “Os alunos participando desse evento permitiu que a sociedade nos conhecesse melhor e, com isso, atraísse mais alunos para participar do Seletivo”, contou.

O presidente da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras, Irmão Leonardo, representou o prefeito Rodrigo Coelho. “A câmara municipal não poderia ficar de fora desse momento ímpar para o campus e para a nossa cidade. O IFMA pode contar com o nosso apoio”, disse.

Metodologia do fórum

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo do dia, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

  • Interação com o mercado: desenvolvimento e melhoria das relações existentes com organizações públicas e privadas, possibilitando a futura inserção dos discentes no mercado de trabalho e a implementação de novos negócios ou mudanças em organizações já existentes;
  • Inclusão social: demandas que possam ser tratadas pelo IFMA visando a responsabilidade ambiental, a inclusão do discente, da comunidade acadêmica e de toda a instituição na temática social;
  • Internacionalização do IFMA: relacionamento do IFMA com organizações de outros países, incluindo parceria com outras instituições de ensino para intercâmbios acadêmicos;
  • Ideias acadêmicas: demandas ligadas às políticas de ensino, pesquisa, inovação e extensão;
  • Interação com a sociedade: demandas a serem tratadas pelo Instituto para aprimoramento de sua relação com a sociedade em geral.
Fim do conteúdo da página