Página Inicial > Fórum PE > Campus Avançado de Carolina realiza fórum de planejamento estratégico

Campus Avançado de Carolina realiza fórum de planejamento estratégico

O planejamento estratégico levantou as principais ações que devem ser desenvolvidas no campus.
  • Andréia Lima
  • publicado 31/03/2017 20h27
  • última modificação 10/04/2017 11h32
A equipe de planejamento estratégico conversou com a comunidade sobre as principais questões que envolvem o campus.

O décimo fórum de planejamento estratégico do IFMA foi realizado na sexta-feira (31) na sede provisória do Campus Avançado de Carolina, cidade localizada região sul do estado. Na ocasião, a equipe de planejamento estratégico conversou com a comunidade sobre as principais questões que envolvem o campus. Assim, servidores, alunos e sociedade civil puderam construir um diagnóstico daquele campus.

O diretor do IFMA Campus Avançado Carolina, Dioclides Gonçalves, destacou a presença no fórum de representantes de vários setores estratégicos como educadores, empresários e políticos da região. “Todos nós demos o nosso máximo para contribuir para que esse planejamento seja benéfico para o campus”, declarou.

O deputado estadual Marco Aurélio falou sobre a sua jornada como professor e a importância da educação. “Há muitos anos eu preparei alunos para passar no Seletivo do IFMA e sei que um aluno já entra bem preparado aqui”, disse. Já o vice-prefeito José Hézio Oliveira falou de seu empenho em prol da educação e como o IFMA contribuiu nesse sentido.

O reitor Roberto Brandão enfatizou a necessidade de inserir todos nas atividades de planejamento. “Temos que ter a cultura de planejar e, por isso, estamos convidando a sociedade para conversar. É esse olhar regionalizado que nós temos que concretizar em ações. O campus avançado é um sonho ainda não concretizado, mas queremos tornar real”, expôs.

Representando a sociedade civil, o empreendedor Herbert Junqueira Júnior, falou sobre a necessidade de aproximar o IFMA da sociedade. “É muito importante a participação do IFMA dentro da comunidade e a dinâmica adotada nesse planejamento possibilitou que todos participassem das discussões de todos os temas abordados”, informou.

O administrado do IFMA, Isaías Mendes Júnior, ficou responsável por abordar os temas “Interação com o mercado” e “Internacionalização do IFMA” durante o diagnóstico do planejamento estratégico. Ele destacou que a dinâmica adotada durante o planejamento possibilitou que várias ideias surgissem. “O foco principal nesse planejamento é tentar construir algo diferente para sairmos do mais do mesmo”, disse.

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo do dia, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

Visita técnica – Após a finalização dos trabalhos de diagnóstico no campus avançado, a comitiva do planejamento estratégico seguiu para uma visita técnica na obra do Campus Avançado de Carolina.

registrado em: