Página Inicial > Fórum PE > Gestores definem projetos estratégicos para o Instituto

Gestores definem projetos estratégicos para o Instituto

Dirigentes participaram de oficina e capacitação em mais uma etapa do Planejamento Estratégico 2016-2020.
  • publicado 10/04/2017 12h16
  • última modificação 18/04/2017 17h08

(Da esq. à dir.) Roberto Brandão e Fabio Zimmermman

Nesta segunda-feira (10), o reitor, pró-reitores, diretores gerais e diretores sistêmicos do IFMA se reuniram em mais uma etapa do processo de construção do Planejamento Estratégico 2016-2020. A capacitação e a oficina “Modelo de gestão estratégica” foram conduzidas pelo consultor Fabio Zimmermman, da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento.

O reitor, Roberto Brandão, mencionou que essa etapa é fundamental para consolidar um planejamento eficaz e que consiga melhorar cada vez mais os indicadores do IFMA. “Temos o papel de pensar os projetos estratégicos que poderão potencializar o desenvolvimento do Instituto, o que vai se refletir na oferta de uma educação de qualidade, pautada no tripé ensino-pesquisa-extensão”.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, explicou as diferenças entre o Planejamento Estratégico e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Enquanto o PDI é uma exigência legal para as instituições que oferecem cursos superiores, o Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão, que busca alinhar os diferentes setores de uma organização visando à excelência de seus produtos e serviços. “Estamos mapeando os servidores nos campi que se identificam bastante com o Planejamento Estratégico para que, no momento da implementação, eles possam contribuir efetivamente”, declarou.

Equipes propõem projetos relacionados aos objetivos estratégicos do IFMA

O consultor Fabio Zimmermman apontou que o planejamento deve consolidar propostas inovadoras, em vez de reproduzir o que já é feito na instituição. “O projeto é um conjunto de ações e iniciativas para entregar um resultado maior. Ele tem que ter uma finalidade”. De acordo com o consultor, os projetos têm que contribuir diretamente com um ou mais objetivos estratégicos da instituição. Após a explanação do conteúdo, os participantes foram divididos em três equipes para discutir propostas de projetos estratégicos.

Entre as propostas apontadas pelos gestores, estão a implantação de um Laboratório de metodologias educacionais inovadoras e da “Fábrica de inovação”, que consiste no desenvolvimento de produtos e processos para solucionar problemas reais da comunidade, a partir da orientação de um professor do IFMA. A diretora-geral do Campus Timon, Jackellyne Dutra, considera que todo o processo tem sido positivo, e que a participação dos diferentes segmentos – servidores, estudantes e comunidade – vai resultar num planejamento democrático e plural. “Cada projeto foi concebido pensando nas realidades do Instituto Federal, pensando em atender as especificidades de cada campus. Eu vejo o IFMA cada vez maior e mais maduro com o avançar desse trabalho, pois sabemos onde queremos chegar e de que forma também”, avaliou.