Página Inicial > Fórum PE > Gestores discutem portfólio de projeto para o planejamento estratégico do IFMA

Gestores discutem portfólio de projeto para o planejamento estratégico do IFMA

Nesta etapa do planejamento estratégico 2016-2020 os gestores se reuniram para definir ações e responsáveis de cada projeto.
  • Andréia Lima
  • publicado 11/04/2017 09h40
  • última modificação 18/04/2017 14h58

A reunião teve a proposta de elaborar um modelo de gestão para o portfólio de projetos do IFMA.

Em mais uma etapa do planejamento estratégico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o reitor, pró-reitores, diretores gerais e diretores sistêmicos se reuniram, na manhã desta terça-feira (11), para dar continuidade à oficina “Gerindo o portfólio de projetos” iniciada no dia anterior. A atividade foi conduzida pelo consultor Fabio Zimmermman, da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, explicou que a proposta desta reunião foi a de montar um modelo de gestão para os projetos discutidos no dia anterior, além de escolher os líderes e os desdobramentos de cada projeto. “O portfólio de projetos vai fazer com que a gente desenvolva melhor o nosso mapa estratégico. Os projetos têm que ter um modelo de gestão porque eles não são fechados, já que ao longo do planejamento será necessário fazer alguns ajustes em cada um deles”, explicou.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, destacou o avanço do planejamento estratégico do IFMA como representativo desse novo momento da instituição. “Essa é mais uma importante etapa do nosso trabalho. Atualmente nós já definimos a nossa missão, visão, valores, objetivos, metas, indicadores e agora estamos fazendo a relação dos melhores projetos para que o nosso planejamento estratégico tenha uma boa resposta para o Instituto”, analisou.

Já o consultor da STEINBEIS-SIBE do Brasil, Fabio Zimmermman, pontuou que não existe um modelo de planejamento estratégico de sucesso. “Se voltarmos daqui a 10 anos e esse planejamento ainda estiver vigente nós poderemos dizer que tivemos sucesso independe dos resultados. Não existe prazo para a gestão estratégica acontecer. Ela é contínua, é viva, pois está sempre em mudança”, disse.