Página Inicial > Fórum PE > Líderes e consultores definem detalhes de projetos estratégicos

Líderes e consultores definem detalhes de projetos estratégicos

Etapa de detalhamento das propostas faz parte do desenvolvimento do Planejamento Estratégico 2016-2020.
  • Yane Botelho
  • publicado 25/04/2017 23h57
  • última modificação 19/05/2017 09h48

Bruno Viotti (dir.), Fernando Lima (centro) e Isaias Mendes (costas) em reunião na Reitoria.

Após a etapa de montagem do portfólio de projetos estratégicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), líderes de equipes se reúnem com consultor para avaliar o plano básico de desenvolvimento de cada proposta. Na tarde de ontem (dia 25), o pró-reitor de Extensão e Relações Institucionais, Fernando Lima, discutiu as particularidades dos projetos sob responsabilidade de sua equipe com o consultor Bruno Viotti, da empresa STEINBEIS-SIBE do Brasil, organização que tem colaborado na implementação do Planejamento Estratégico 2016-2020 do IFMA.

A reunião com os líderes faz parte da etapa de detalhamento dos projetos estratégicos que foram validados na última edição da oficina do Planejamento Estratégico, realizada em São Luís. Além de prazos, os líderes de equipes de projetos precisam definir questões como a criação de um indicador para medir o desempenho dessas ações. É o que explicou Bruno Viotti. “Estamos definindo os detalhes dos projetos estratégicos que serão os principais alavancadores das ações do IFMA para os próximos anos”, esclareceu.

Segundo Fernando Lima, esta é etapa fundamental para a elaboração e desdobramento dos projetos. “Estamos definindo as especificidades das ações que efetivamente devem ser trabalhadas pelo IFMA”, destacou.

O administrador do IFMA, Isaias Mendes, membro da Comissão Técnica de Planejamento Estratégico (CTPE), também participou da reunião de detalhamento. “É uma etapa de definição, para averiguar a adequação do projeto ao Instituto”, sintetizou.

As reuniões de detalhamento devem ser encerradas hoje (dia 26).

Desde outubro de 2016, o IFMA vem desenvolvendo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, com o apoio da organização alemã STEINBEIS-SIBE. O interesse é a melhoria da governança, passando por um processo de alinhamento de objetivos, metas, iniciativas e processos da instituição.