Página Inicial > Fórum PE > Campus Itapecuru-Mirim realiza fórum de planejamento estratégico

Campus Itapecuru-Mirim realiza fórum de planejamento estratégico

Participantes apresentaram desafios e propostas para a atuação do IFMA no município.
  • publicado 22/05/2017 10h26
  • última modificação 31/05/2017 13h17

(Da esq. à dir.) Inaldo Lisboa, Júnior Marreca, Carlos César, Carlos Júnior, Miguel Lauande, Roberto Brandão, Peter Dostler e Benedito Buzar

Com o objetivo de ouvir as demandas e propostas da sociedade civil e alinhar esses elementos para a construção do Planejamento Estratégico 2016-2020, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou o Fórum de Planejamento Estratégico no Campus Itapecuru-Mirim nesta segunda-feira (22). Esse é o décimo primeiro fórum (acompanhe as etapas anteriores), ação que está sendo realizada     em todos os 29 campi e na Reitoria do Instituto.

O reitor, Roberto Brandão, ressaltou a importância do IFMA para o desenvolvimento de Itapecuru-Mirim e região, defendendo a transferência de tecnologia entre o Instituto e o setor de produtos e serviços. “O fórum é o espaço para a comunidade dizer aquilo que espera do Instituto Federal do Maranhão. Temos que assumir o compromisso de aproximar cada vez mais o IFMA do mundo produtivo, direcionar nossas tecnologias e produções acadêmicas para usos em benefício da sociedade”.

O diretor-geral do campus, Inaldo Lisboa, afirmou que a realização do fórum é um momento oportuno para apresentar o IFMA para a comunidade itapecuruense, já que o campus foi recentemente implantado no município. “A partir desse planejamento, teremos condições de definir ações prioritárias e nos estruturarmos para atender as demandas da comunidade. Estamos nos preparando para, a partir de 2018, começar a oferecer cursos técnicos no Campus Itapecuru-Mirim”.

O prefeito de Itapecuru-Mirim, Miguel Lauande, que foi aluno da antiga Escola Agrotécnica Federal do Maranhão – instituição precursora do IFMA –, destacou o papel transformador que a Educação exerce na vida das pessoas e nas comunidades. “Hoje é o início do futuro. O IFMA representa uma importância imensurável e trará oportunidades não apenas para a população de Itapecuru-Mirim, mas para todas as cidades circunvizinhas”.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, mencionou que a construção do planejamento possibilita pôr em prática ações que levem o IFMA a alcançar a excelência institucional. “Nós precisamos de uma ferramenta capaz de buscar a unidade da instituição e que nos leve a atingir uma visão de futuro: ser uma instituição reconhecida nacionalmente e internacionalmente. Essa ferramenta é o planejamento estratégico”.

O planejamento estratégico está sendo feito com a consultoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento. O consultor Peter Dostler explicou a metodologia do fórum e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho. “Os Institutos Federais têm um papel de extrema relevância para o desenvolvimento local e regional; por isso, é tão importante conhecer as características do município e da região, seus saberes, entender o mercado e os arranjos produtivos”, disse o consultor, explicando a importância de alinhar o planejamento das ações com as vocações – culturais, educacionais e econômicas – de cada localidade.

A mesa de abertura foi composta também pelo deputado federal Júnior Marreca; pelo presidente da Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim, Carlos Júnior; e pelo presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar.

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo do dia, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

Durvalina da Graça Matos, professora da rede estadual e coordenadora do Polo de Educação a Distância do IFMA em Nina Rodrigues, avalia que o fórum foi bastante produtivo e trouxe importantes propostas para o Instituto. “O fórum foi muito positivo e contou com a representação de vários segmentos. É uma ação fundamental para garantir uma educação de qualidade. Um dos aspectos que eu defendo é a interação social; é preciso levar aos municípios mais distantes cursos técnicos, de extensão e superiores”.

Desde outubro de 2016, o IFMA vem desenvolvendo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, com o apoio da organização alemã STEINBEIS-SIBE. O interesse é a melhoria da governança, passando por um processo de alinhamento de objetivos, metas, iniciativas e processos da instituição.

Os fóruns já aconteceram nas seguintes unidades: São Luís – Monte Castelo, São José de Ribamar, Rosário, Viana, Barreirinhas, Imperatriz, Porto Franco, Barra do Corda, São Raimundo das Mangabeiras e Carolina. Durante a semana de 22 a 26 de maio, haverá também fóruns nas unidades do IFMA em Pedreiras (23), Bacabal (24), Zé Doca (25) e Santa Inês (26).

Clique aqui para ver mais fotos