Página Inicial > Fórum PE > Campus Santa Inês realiza fórum de planejamento estratégico

Campus Santa Inês realiza fórum de planejamento estratégico

Comunidade contribuiu com propostas de ações voltadas para os desafios estratégicos do IFMA.
  • publicado 26/05/2017 10h47
  • última modificação 31/05/2017 13h17

(Da esq. à dir.) Peter Dostler, Carlos César, Vianey Bringel, Roberto Brandão, Juscelino Filho e Aristóteles Lacerda

Com o objetivo de ouvir as demandas e propostas da sociedade civil e alinhar esses elementos para a construção do Planejamento Estratégico 2016-2020, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou o Fórum de Planejamento Estratégico no Campus Santa Inês na sexta-feira (26). Os fóruns de planejamento estratégico estão sendo realizados em todos os 29 campi e na Reitoria do Instituto (acompanhe as etapas anteriores aqui).

O reitor, Roberto Brandão, contextualizou a importância do planejamento estratégico como um processo que visa alcançar a excelência institucional e estabelecer uma maior interlocução com a comunidade e com o setor produtivo. “Nós precisamos gerenciar bem nossos recursos e gerar bons resultados. E é esse o objetivo desse momento: dar voz à sociedade e ao setor produtivo, para que possamos direcionar nossas produções acadêmicas e de pesquisa para solucionar problemas sociais e otimizar os processos das empresas maranhenses”. De acordo com ele, uma das etapas do planejamento será uma reunião com as entidades que congregam os empresários e comerciantes do Estado – a Fiema (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão) e a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão) –, a fim de alinhar as demandas do setor produtivo com as ofertas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto.

O diretor-geral do campus, Aristóteles Lacerda, manifestou sua satisfação em receber a comunidade para discutir temas relevantes para o futuro do IFMA. “A palavra que traduz esse dia é congraçamento, muito mais do que obrigado! O Campus Santa Inês é pulsante e inspira sonhos e deseja receber os sonhos de vocês neste dia”.

A prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel, lembrou do cenário político conturbado no Brasil e reiterou a importância do planejamento para alcançar metas. Já o deputado federal Juscelino Filho afirmou que o IFMA é uma alavanca para o desenvolvimento da região do Vale do Pindaré e agradeceu os servidores do IFMA pelo trabalho desenvolvido.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, explicou a diferença entre o Planejamento Estratégico e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão muito mais poderosa que o PDI. Enquanto o PDI é um documento muito voltado para as questões acadêmicas, o Planejamento Estratégico traça ações e metas que vão conduzir a instituição a um novo patamar”.

O planejamento estratégico está sendo feito com a consultoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento. O consultor Peter Dostler explicou a metodologia do fórum e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho. Durante sua fala, Peter Dostler explicou a filosofia de atuação da entidade, que se utiliza do modelo dual de ensino, em que o aluno aprende por meio da união entre os conhecimentos teóricos com a imediata aplicação desses conhecimentos em aulas práticas nas empresas, e ressaltou a importância de os institutos federais se aproximarem do mercado, o que possibilitará a geração de emprego e renda e a implementação de soluções tecnológicas para problemas sociais e econômicos.

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo do dia, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

O pastor Aurélio Lima, do Ministério Missão Parauapebas, considera que a participação da comunidade na discussão desses temas possibilita construir um planejamento plural e que empodera a população. “Quando você envolve a participação das pessoas, elas se sentem importantes. É uma grande iniciativa abrir esse leque de opções para que as pessoas possam se manifestar em algo que vai influenciar as futuras gerações de Santa Inês”.

Desde outubro de 2016, o IFMA vem desenvolvendo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, com o apoio da organização alemã STEINBEIS-SIBE. O interesse é a melhoria da governança, passando por um processo de alinhamento de objetivos, metas, iniciativas e processos da instituição.

Os fóruns já aconteceram nas seguintes unidades: São Luís – Monte Castelo, São José de Ribamar, Rosário, Viana, Barreirinhas, Imperatriz, Porto Franco, Barra do Corda, São Raimundo das Mangabeiras, Carolina, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Bacabal e Zé Doca.

Estudante premiado

Durante a abertura do fórum, o aluno Robson Luan de Sousa, do curso técnico em Eletrotécnica, recebeu das mãos do reitor a medalha de bronze que conquistou na última edição da Olimpíada Internacional Canguru de Matemática. O estudante disputou a competição na categoria correspondente ao 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Clique aqui para ver mais fotos