Página Inicial > Fórum PE > Campus Maracanã realiza fórum de planejamento estratégico

Campus Maracanã realiza fórum de planejamento estratégico

Objetivo do espaço foi o levantamento de propostas e demandas relacionadas aos desafios estratégicos do IFMA.
  • publicado 13/06/2017 09h29
  • última modificação 20/06/2017 09h46

(Da esq. à dir.) Peter Dostler, Carlos César, Roberto Brandão e Lucimeire Castro

Com o objetivo de ouvir as demandas e propostas da sociedade civil e alinhar esses elementos para a construção do Planejamento Estratégico 2016-2020, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou o Fórum de Planejamento Estratégico no Campus São Luís – Maracanã nesta terça-feira (13). Os fóruns de planejamento estratégico estão sendo realizados em todos os 29 campi e na Reitoria do Instituto (acompanhe as etapas anteriores aqui).

O reitor, Roberto Brandão, explicou a importância do Planejamento Estratégico para otimizar a atuação do Instituto no desenvolvimento social e econômico do Estado do Maranhão. “Temos que transpor a etapa do planejar para a etapa do executar e ir além, avaliando os resultados obtidos”. O reitor destacou também que é necessário ampliar o diálogo com o setor produtivo, possibilitando a transferência de tecnologia e conhecimento da academia para as organizações públicas e privadas.

A diretora-geral do Campus Maracanã, Lucimeire Castro, agradeceu a participação dos diferentes segmentos no fórum. “Esse momento é para que possamos compartilhar e construir um IFMA melhor, a partir das demandas e contribuições da comunidade”.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, traçou um comparativo entre o Planejamento Estratégico e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “O PDI é uma exigência legal para todas as instituições que oferecem ensino superior. Percebemos que nosso documento não era estratégico em vários pontos e, a partir daí, vislumbramos a construção do Planejamento Estratégico, que é uma ferramenta mais poderosa na busca de resultados”.

O planejamento estratégico está sendo feito com a consultoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento. O consultor Peter Dostler explicou a metodologia do fórum e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho. “Os institutos federais precisam entender a sua missão. Enquanto o foco das universidades é a geração de conhecimento, os institutos, além de gerar conhecimento, precisam intervir na realidade e, para isso, é necessário conhecer o setor produtivo e os problemas sociais. A partir disso, será possível formar pessoas para se fixar na região e atuar como catalisadoras do desenvolvimento regional”.

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo do dia, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

O professor aposentado da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), César Viana, que é consultor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), disse que a iniciativa do IFMA é muito importante como forma de dar respostas às mudanças que vão surgindo em razão da tecnologia. “Do ponto de vista tecnológico, nós vivemos num mundo cambiante, num mundo que muda e esse mundo muda em função da tecnologia. E o IFMA está se preparando, não só como formador de estudantes, não só pelo ensino, mas também como instituição voltada para a inovação”.

Desde outubro de 2016, o IFMA vem desenvolvendo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, com o apoio da organização alemã STEINBEIS-SIBE. O interesse é a melhoria da governança, passando por um processo de alinhamento de objetivos, metas, iniciativas e processos da instituição.

Os fóruns já aconteceram nas seguintes unidades: São Luís – Monte Castelo, São José de Ribamar, Rosário, Viana, Barreirinhas, Imperatriz, Porto Franco, Barra do Corda, São Raimundo das Mangabeiras, Carolina, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Bacabal, Zé Doca e Santa Inês.

Clique aqui para ver mais fotos