Página Inicial > Fórum PE > Setor produtivo maranhense apresenta demandas ao IFMA

Setor produtivo maranhense apresenta demandas ao IFMA

Organizações públicas e privadas sugeriram propostas para a construção do Planejamento Estratégico institucional.
  • Maycon Rangel / Fotos: Jorge Martins
  • publicado 14/06/2017 18h30
  • última modificação 20/06/2017 13h11

Em mais uma etapa do Planejamento Estratégico 2016-2020, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) recebeu representantes de organizações públicas e privadas do Estado nesta quarta-feira (14), no Hotel Veleiros, em São Luís. O objetivo da reunião foi ouvir as demandas do setor produtivo e estreitar a relação com essas entidades.

O reitor, Roberto Brandão, explicou que o Planejamento Estratégico busca alinhar os interesses da comunidade com as ações desenvolvidas pelo IFMA nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. “O mundo acadêmico tem uma grande dificuldade em se relacionar com o setor produtivo. Precisamos ampliar esse diálogo!”. Roberto Brandão mencionou que a transferência de tecnologia e conhecimento é uma característica marcante dos países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Europa, e que é necessário lançar mão dessa estratégia para promover o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil. Para construir seu Planejamento Estratégico, o IFMA contratou a consultoria da STEINBEIS-SIBE, empresa que é terceira maior plataforma de transferência de tecnologia do mundo.

Reitor Roberto Brandão fala a representantes do setor produtivo em auditório

Roberto Brandão dialoga com representantes do setor produtivo maranhense.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, falou que o Planejamento Estratégico representa uma nova concepção de planejamento, que busca estreitar o relacionamento com a sociedade e alcançar resultados institucionais mais efetivos. “Com o Planejamento Estratégico, queremos nos aproximar cada vez mais da sociedade e formar nossos alunos com as habilidades necessárias para os desafios que o mundo do trabalho apresenta”. Desde janeiro deste ano, o IFMA está realizando fóruns nos municípios, a fim de identificar as demandas da comunidade em cinco eixos temáticos: interação com a sociedade, inclusão social, interação com o mercado, internacionalização e ideias acadêmicas.

O pró-reitor de Extensão e Relações Institucionais, Fernando Lima, reiterou a importância de promover espaços em que as organizações públicas e privadas possam apresentar suas demandas, tanto às relacionadas à formação e qualificação dos trabalhadores, quanto as de inovação em produtos e processos. O pró-reitor também destacou a qualidade na formação dos alunos do Instituto. “O IFMA oferece formação nos mais diferentes níveis: temos cursos técnicos, licenciaturas, bacharelados, especializações, mestrados e doutorados. Todo esse capital humano precisa ser colocado à disposição da sociedade maranhense”.

Levantamento de propostas – O consultor Peter Dostler, da STEINBEIS-SIBE do Brasil, conduziu os trabalhos durante o encontro. Os representantes das organizações receberam formulários em que puderam registrar as demandas do setor público e privado em relação ao IFMA. As propostas serão analisadas conjuntamente pela consultoria e pela Comissão Técnica do Planejamento Estratégico e ajudarão a construir os projetos estratégicos do IFMA.