Página Inicial > Fórum PE > Campus São João dos Patos realiza fórum de planejamento estratégico

Campus São João dos Patos realiza fórum de planejamento estratégico

Participantes apresentaram desafios e propostas para a atuação do IFMA no município.
  • publicado 21/08/2017 13h16
  • última modificação 29/08/2017 10h31

(Da esq. à dir.) Jardel Miranda, Rilda Lúcia, Carlos César, Roberto Brandão, Elissandro Tavares e Peter Dostler

Com o objetivo de ouvir as demandas e propostas da sociedade civil e alinhar esses elementos para a construção do Planejamento Estratégico 2016-2020, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou o Fórum de Planejamento Estratégico no Campus São João dos Patos na segunda-feira (21). Esse é o décimo sétimo fórum (acompanhe as etapas anteriores), ação que está sendo realizada em todos os 29 campi e na Reitoria do Instituto.

O reitor, Roberto Brandão, agradeceu o envolvimento da comunidade de São João dos Patos e região na construção de propostas que vão otimizar o papel do IFMA. “É fundamental dialogar e interagir com as comunidades que se relacionam com o IFMA para que possamos desenvolver um planejamento antenado com as necessidades do nosso Estado. Isso vai trazer muitos benefícios para o raio de atuação do campus e a oportunidade de transformar a realidade dos municípios”, disse, destacando também a importância de transferir para a sociedade o conhecimento e a tecnologia produzidos no Instituto.

O diretor-geral do campus, Elissandro Tavares, falou que a participação dos diferentes segmentos que interagem com o IFMA é fundamental para melhorar cada vez mais as ações na busca da oferta de uma educação de qualidade. “O Campus São João dos Patos está vivendo um momento ímpar, chamando a comunidade para ouvir a opinião de todos na construção do planejamento. Todos terão a oportunidade de dar o seu ponto de vista e contribuir com propostas para o futuro do IFMA”.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, mencionou que a iniciativa de construir um planejamento estratégico reflete o compromisso da gestão do IFMA em buscar melhores resultados institucionais. “Esse momento é para que possamos conhecer e entender o que a comunidade interna e externa espera do Instituto. Nosso novo PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional, que será formulado para o período 2018 a 2022] vai absorver as contribuições fornecidas pela comunidade para o planejamento estratégico”, explicou.

O planejamento estratégico está sendo feito com a consultoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento. O consultor Peter Dostler explicou a metodologia do fórum e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho. “Os Institutos Federais refletem uma estratégia do Estado brasileiro de promover o desenvolvimento local e regional, por isso é importante que o IFMA se aproxime da comunidade e do setor produtivo, a fim de entender as potencialidades locais e regionais e implementar ações capazes de trazer o desenvolvimento social e econômico do Maranhão”.

A mesa diretiva foi composta também pelo superintendente de Articulação Regional do Governo do Estado do Maranhão, Jardel Miranda, e pela vice-prefeita de São João dos Patos e diretora do Colégio Valmar, Rilda Lúcia de Sousa, que parabenizaram o IFMA pelo caráter democrático do planejamento estratégico, ouvindo a comunidade em temas estratégicos para o futuro da educação no município e região.

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo da manhã, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

Maria Raimunda da Silva, representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São João dos Patos, parabeniza o IFMA por abrir um diálogo com a comunidade local e da região e defende que o Instituto se aproxime cada vez mais dos trabalhadores do campo. “Mesmo com a crise econômica que o Brasil está enfrentando, precisamos de ações que garantam a inclusão dos agricultores e agricultoras familiares, pessoas que estão na base e são menos favorecidas. O IFMA deve promover cursos de capacitação para a comunidade, ajudando no desenvolvimento da agricultura familiar com sustentabilidade”.

Desde outubro de 2016, o IFMA vem desenvolvendo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, com o apoio da organização alemã STEINBEIS-SIBE. O interesse é a melhoria da governança, passando por um processo de alinhamento de objetivos, metas, iniciativas e processos da instituição.

Os fóruns já aconteceram nas seguintes unidades: São Luís – Monte Castelo, São José de Ribamar, Rosário, Viana, Barreirinhas, Imperatriz, Porto Franco, Barra do Corda, São Raimundo das Mangabeiras, Carolina, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Bacabal, Zé Doca, Santa Inês, São Luís – Maracanã, São João dos Patos, Presidente Dutra, Grajaú e Açailândia.