Página Inicial > Fórum PE > Campus Presidente Dutra realiza fórum de planejamento estratégico

Campus Presidente Dutra realiza fórum de planejamento estratégico

Comunidade elaborou propostas para a atuação do IFMA no município e região.
  • publicado 23/08/2017 13h41
  • última modificação 29/08/2017 10h32

(Da esq. à dir.) Carlos Firmino, Elisângela Pereira, Carlos César, Roberto Brandão, Juran Carvalho, Peter Dostler e Aldeglan Fernandes

Com o objetivo de ouvir as demandas e propostas da sociedade civil e alinhar esses elementos para a construção do Planejamento Estratégico 2016-2020, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) promoveu o Fórum de Planejamento Estratégico em Presidente Dutra na quarta-feira (23). O evento foi realizado na Unidade Integrada Joana Lima de Macedo. Esse é o décimo oitavo fórum (acompanhe as etapas anteriores), ação que está sendo realizada em todos os 29 campi e na Reitoria do Instituto.

O reitor, Roberto Brandão, ressaltou que a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é uma conquista da sociedade brasileira, que oportuniza a oferta de ensino, pesquisa e extensão em todas as regiões do país. Segundo ele, a construção do planejamento estratégico visa alavancar as ações do IFMA no desenvolvimento social e econômico do Estado. “Nosso objetivo é fazer um planejamento que possa se refletir em resultados melhores para a nossa população, alcançando inovações tanto no setor produtivo quanto no setor público. Por isso, é importante ouvir as propostas e anseios de vocês para o Campus Presidente Dutra”.

O diretor-geral do campus, Carlos Firmino, apontou que esse é um momento oportuno para apresentar o Instituto à sociedade de Presidente Dutra e dos municípios do entorno. “Esta instituição pertence a toda a região. Vocês terão a oportunidade de participar e propor ideias para o IFMA do futuro”.

O prefeito do município, Juran Carvalho, destacou o entusiasmo da população com a construção do campus do IFMA. “Nada pode avançar sem ter esse pilar básico, que é a educação. Estamos muito felizes com a presença do IFMA em Presidente Dutra!”.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, explicou o propósito do IFMA em promover a construção de um planejamento estratégico envolvendo a comunidade interna e externa. “O planejamento é uma ferramenta por meio da qual vamos traçar objetivos, metas, indicadores e projetos estratégicos, sempre buscando o alinhamento com as demandas da sociedade e do setor produtivo”.

O planejamento estratégico está sendo feito com a consultoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento. O consultor Peter Dostler explicou a metodologia do fórum e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho. “Os Institutos Federais refletem uma estratégia do Estado brasileiro de promover o desenvolvimento local e regional, por isso é importante que o IFMA se aproxime da comunidade e do setor produtivo, a fim de entender as potencialidades locais e regionais e implementar ações capazes de trazer o desenvolvimento social e econômico do Maranhão”.

A mesa diretiva foi composta também pelo representante da Câmara Municipal de Presidente Dutra, vereador Aldeglan Fernandes; e pela gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de Presidente Dutra, Elisângela Pereira.

Apresentações culturais – A programação do fórum em Presidente Dutra contou com várias apresentações culturais. Foram elas: a Dança Portuguesa “Estrela de Portugal”, da Unidade Integrada Teresa de Oliveira, com coreografia de Mayara Borges; a paródia “Cidade tropical”, de autoria do diretor Carlos Firmino, que foi apresentada pelos servidores do campus; e canções de acolhida e de despedida pelos alunos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Operador de computador. Os alunos são gestores educacionais do município e integram a primeira turma do campus.

Grupo de trabalho elabora propostas para o planejamento estratégico do IFMA

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo da manhã, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

O controlador da Prefeitura Municipal de Tuntum, Antônio dos Reis, destaca que o IFMA está no caminho certo ao integrar a comunidade na busca por ações que possam promover o desenvolvimento de Presidente Dutra e região. “O Instituto vem para desenvolver essa região e nada melhor do que ouvir as pessoas que moram aqui, as demandas que existem, para que possam ser trabalhadas e executadas ações relacionadas a essas demandas. Nós só temos a agradecer ao IFMA!”.

Desde outubro de 2016, o IFMA vem desenvolvendo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, com o apoio da organização alemã STEINBEIS-SIBE. O interesse é a melhoria da governança, passando por um processo de alinhamento de objetivos, metas, iniciativas e processos da instituição.

Os fóruns já aconteceram nas seguintes unidades: São Luís – Monte Castelo, São José de Ribamar, Rosário, Viana, Barreirinhas, Imperatriz, Porto Franco, Barra do Corda, São Raimundo das Mangabeiras, Carolina, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Bacabal, Zé Doca, Santa Inês, São Luís – Maracanã, São João dos Patos, Presidente Dutra, Grajaú e Açailândia.