Página Inicial > Fórum PE > Campus Caxias realiza fórum de planejamento estratégico

Campus Caxias realiza fórum de planejamento estratégico

Demandas e propostas para o futuro do IFMA foram apresentadas no evento.
  • publicado 26/09/2017 19h58
  • última modificação 02/10/2017 09h47

(Da esq. à dir.) Darlan da Silva, João da Paixão, Roberto Brandão, Peter Dostler e Carlos César

Desde outubro de 2016, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vem construindo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, iniciativa que busca definir projetos e ações na busca da excelência institucional. Como parte desse processo, estão sendo realizados fóruns envolvendo a comunidade interna e externa do Instituto, onde são levantadas demandas e propostas que vão subsidiar a construção do planejamento. Nesta segunda-feira (25), o Campus Caxias recebeu o 22º Fórum de Planejamento Estratégico (acompanhe as etapas anteriores).

O reitor, Roberto Brandão, destacou que um dos objetivos da construção do Planejamento Estratégico é estreitar os laços com as entidades públicas e privadas. “No Brasil, a academia ainda tem uma grande dificuldade em dialogar com o setor produtivo e o setor público. Nosso propósito é transpor essa barreira, possibilitando a transferência de conhecimento e tecnologia do IFMA para essas instituições, aplicando-se a inovação para resolver problemas tanto econômicos como sociais”.

O diretor-geral do campus, João da Paixão, falou sobre as ações desenvolvidas pelo Campus Caxias e a transformação que elas têm proporcionado à comunidade. “Nós estamos em festa, pois no último dia 21 o Campus Caxias completou 7 anos. Além de traçar as metas, esse é o momento de avaliar o que já fizemos ao longo desses anos e de como melhorar ainda mais nossa atuação”.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, explicou que o Planejamento Estratégico é uma ferramenta mais efetiva na busca dos resultados institucionais. “Nossa instituição já possui alguns planos em vigor, como o PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional] e o PPI [Projeto Pedagógico Institucional]. O Planejamento Estratégico não vai anular esses documentos, mas, ao contrário, vai contribuir para tornar o IFMA uma instituição cada vez melhor, pois traz metas, indicadores e projetos que vão fortalecer nossa missão institucional”.

O planejamento está sendo feito com a consultoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento. De acordo com o consultor Peter Dostler, os Institutos Federais possuem um papel fundamental no fomento ao desenvolvimento local e regional. “O objetivo dos Institutos Federais é formar pessoas que fixem na região e possam atender as necessidades produtivas, sociais, econômicas e culturais da população. Para isso, é preciso de aproximar do setor produtivo e pensar em soluções tecnológicas de forma conjunta”.

A mesa diretiva foi composta também pelo vereador Darlan da Silva.

Grupo de trabalho elabora propostas para o planejamento estratégico do IFMA

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). Ao longo do fórum, as equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

A presidente da Associação I dos Agricultores Familiares do Povoado Caxirimbu, Lindava Oliveira, destaca a importância do fórum de Planejamento Estratégico. “É muito importante esse espaço que o IFMA abre para ouvir a comunidade. É preciso sair das quatro paredes da escola e conhecer a realidade das comunidades. Esperamos cada vez mais parcerias com a agricultura familiar, para melhorar nossa produção de alimentos”. A representante também elogia a iniciativa do Instituto em promover um curso de aproveitamento de frutas nativas para produção de polpas e doces, que será oferecido a moradores do povoado.

Os fóruns já aconteceram nas seguintes unidades: São Luís – Monte Castelo, São José de Ribamar, Rosário, Viana, Barreirinhas, Imperatriz, Porto Franco, Barra do Corda, São Raimundo das Mangabeiras, Carolina, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Bacabal, Zé Doca, Santa Inês, São Luís – Maracanã, São João dos Patos, Presidente Dutra, Grajaú, Açailândia, Codó, Caxias, Timon e Coelho Neto.