Página Inicial > Fórum PE > Campus Buriticupu realiza fórum de planejamento estratégico

Campus Buriticupu realiza fórum de planejamento estratégico

Participantes debateram e sugeriram ações para melhorar a atuação do Instituto.
  • publicado 01/11/2017 13h07
  • última modificação 08/11/2017 12h11

(Da esq. à dir.) Peter Dostler, Jailson Soares, Carlos César, Roberto Brandão, Vilson Almeida e Estaniel de Carvalho

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está construindo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, iniciativa que estabelece metas, indicadores e projetos que visam alcançar a excelência institucional. Com o propósito de receber as contribuições da comunidade interna e externa para o planejamento, estão sendo realizados fóruns em todas as unidades do Instituto. Na quarta-feira (1º), o Campus Buriticupu recebeu o 25º Fórum de Planejamento Estratégico (acompanhe as etapas anteriores). Durante a abertura, houve a apresentação da Banda Municipal Tereza Rodrigues Braga, composta por jovens de Buriticupu e regida pelo maestro Wanderson Fábio Rodrigues.

O reitor, Roberto Brandão, apontou que um dos principais objetivos do Planejamento Estratégico é aproximar o Instituto das organizações públicas e privadas, possibilitando a transferência de conhecimento e tecnologia para melhoria dos serviços prestados à sociedade. “No Brasil, as instituições acadêmicas têm dificuldade de dialogar com o setor público e o setor produtivo. Nós queremos superar esse quadro, levando o Instituto Federal do Maranhão a ser uma instituição fomentadora do desenvolvimento do Maranhão. Para isso, precisamos ampliar a interação e a integração com a comunidade. Precisamos ouvir o que vocês necessitam e esperam do IFMA”.

O diretor geral do campus, Vilson Almeida, também destacou a importância da participação da comunidade na construção do planejamento institucional. “Que nesse momento possamos discutir os projetos que vão levar o Campus Buriticupu a trazer melhores resultados para a nossa região”.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, mencionou que o Instituto já possui algumas ferramentas de gestão, mas que o Planejamento Estratégico vai permitir um melhor acompanhamento dos indicadores e avaliação dos resultados. “Nossa intenção é tirar do papel os objetivos construídos ao longo do planejamento e traduzi-los em resultados. Por isso, é fundamental ouvir as ideias e propostas da comunidade”.

O planejamento estratégico está sendo feito com a consultoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento. O consultor Peter Dostler explicou a metodologia do fórum e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho. “A estratégia dos Institutos Federais deve ter como foco o desenvolvimento local e regional. Nesse sentido, é preciso pesquisar e entender quais são os Arranjos Produtivos Locais, seus desafios e os potenciais futuros. É preciso formar pessoas que vão se fixar e transformar a região. E é isso que buscamos: transformar o IFMA num catalisador do desenvolvimento do Maranhão”.

A mesa diretiva foi composta também pelo secretário de Administração de Buriticupu, Jailson Soares, representando o prefeito José Gomes; e pelo representante da Câmara Municipal, vereador Estaniel de Carvalho.

Grupo de trabalho elabora propostas para o planejamento estratégico do IFMA

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). As equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

O professor de Biologia Ernando dos Santos, que trabalha no programa “Mobilização escolar” em Bom Jesus das Selvas, ressalta a importância da iniciativa do IFMA em ouvir a comunidade para construir um planejamento democrático. “Fazer um planejamento estratégico significa ouvir a comunidade, ouvir os anseios, as demandas, necessidades, e isso foi feito de uma maneira democrática aqui hoje. Isso é importante para que todos se sintam inseridos no processo”. Ernando destaca o papel do IFMA Buriticupu para os municípios da região.

Desde outubro de 2016, o IFMA vem desenvolvendo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, com o apoio da organização alemã STEINBEIS-SIBE. O interesse é a melhoria da governança, passando por um processo de alinhamento de objetivos, metas, iniciativas e processos da instituição.

Os fóruns já aconteceram nas seguintes unidades: São Luís – Monte Castelo, São José de Ribamar, Rosário, Viana, Barreirinhas, Imperatriz, Porto Franco, Barra do Corda, São Raimundo das Mangabeiras, Carolina, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Bacabal, Zé Doca, Santa Inês, São Luís – Maracanã, São João dos Patos, Presidente Dutra, Grajaú, Açailândia, Codó, Caxias, Timon, Coelho Neto, Buriticupu e Araioses.