Página Inicial > Fórum PE > Campus Araioses realiza fórum de planejamento estratégico

Campus Araioses realiza fórum de planejamento estratégico

Demandas e propostas para o futuro do IFMA foram apresentadas no evento.
  • publicado 03/11/2017 12h46
  • última modificação 08/11/2017 12h11

(Da esq. à dir.) Raimundo Pinho, Roberto Brandão, Carlos César, Peter Dostler e José João

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está construindo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, iniciativa que estabelece metas, indicadores e projetos que visam alcançar a excelência institucional. Com o propósito de receber as contribuições da comunidade interna e externa para o planejamento, estão sendo realizados fóruns em todas as unidades do Instituto. Na sexta-feira (03), o município de Araioses recebeu o 26º Fórum de Planejamento Estratégico (acompanhe as etapas anteriores). O evento foi realizado no Centro de Ensino Ateneu São José.

O reitor, Roberto Brandão, fez um panorama da expansão da Rede Federal, afirmando que a implantação do IFMA nas diferentes regiões do Estado está ampliando a oferta de educação profissional e tecnológica de qualidade para a população. “Hoje, o IFMA está presente em 29 pontos de presença no Maranhão e o Campus Araioses vem se somar a esse projeto de transformar sonhos em realidade. Em 2018, vamos consolidar nossas ações aqui no município, com o início dos primeiros cursos técnicos”. Roberto Brandão também enfatizou que um dos propósitos do planejamento estratégico é aproximar o Instituto do setor público e do setor produtivo, a partir da aplicação dos conhecimentos e tecnologias desenvolvidos pelos estudantes e servidores do IFMA, contribuindo, por exemplo, para fomentar o ecoturismo na região.

O diretor-geral do Campus Araioses, Raimundo Pinho Gondinho, falou sobre os desafios inerentes à implantação de um campus e agradeceu a todos os que estão contribuindo para a concretização desse projeto. “Há um ano e meio, recebi o desafio de estar à frente do Campus Araioses e esse trabalho não teria como prosperar sem o apoio de vocês. Aprendemos a enfrentar as adversidades e queremos ser grandes – não temos tempo a perder! Contamos com o povo de Araioses e sua sede de saber, de mudar, de transformar a realidade estabelecida, pois acreditamos na revolução educacional!”. O diretor também mencionou os primeiros projetos de extensão e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecidos à comunidade. Na ocasião, foi feita a diplomação simbólica da estudante Sulamita Freitas, que representou os demais estudantes dos cursos FIC. “Agradeço de coração por essa oportunidade. Em muitos momentos pensei em desistir, mas aproveitei a oportunidade graças ao apoio dessa família, que é o IFMA. Muito obrigado por essa preparação!”, declarou a estudante.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, apontou os objetivos da construção do Planejamento Estratégico. “O Planejamento Estratégico é uma ferramenta que visualiza o futuro da instituição. É por meio dele que vamos perceber como a instituição se encontra hoje e como queremos que ele esteja daqui a alguns anos. E, para isso, é fundamental ouvir os anseios da comunidade”.

O planejamento estratégico está sendo feito com a consultoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, empresa especializada em transferência de tecnologia e conhecimento. O consultor Peter Dostler explicou a metodologia do fórum e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho. “A estratégia dos Institutos Federais deve ter como foco o desenvolvimento local e regional. Nesse sentido, é preciso pesquisar e entender quais são os Arranjos Produtivos Locais, seus desafios e os potenciais futuros. É preciso formar pessoas que vão se fixar e transformar a região. E é isso que buscamos: transformar o IFMA num catalisador do desenvolvimento do Maranhão”.

A mesa diretiva foi composta também pelo representante da Prefeitura Municipal de Araioses, o chefe de Gabinete José João Bandeira.

Grupo de trabalho elabora propostas para o planejamento estratégico do IFMA

Denominada “Mercado de informações”, a metodologia de trabalho consistiu em levantar soluções para as demandas prioritárias do Instituto, promovendo a discussão dos temas em grupos de trabalho (GTs). As equipes discutiram e consolidaram propostas em cinco eixos temáticos:

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araioses, Francisco Batista da Silva, afirma que a chegada do IFMA em Araioses representa uma vitória para a comunidade do município e da região. “O IFMA vai trazer grandes avanços para nós e nossos filhos. É um presente para a população araiosense, tanto da cidade quanto dos povoados. Espero que as propostas da comunidade possam fazer parte do planejamento e sejam realizadas”.

Desde outubro de 2016, o IFMA vem desenvolvendo seu Planejamento Estratégico 2016-2020, com o apoio da organização alemã STEINBEIS-SIBE. O interesse é a melhoria da governança, passando por um processo de alinhamento de objetivos, metas, iniciativas e processos da instituição.

Os fóruns já aconteceram nas seguintes unidades: São Luís – Monte Castelo, São José de Ribamar, Rosário, Viana, Barreirinhas, Imperatriz, Porto Franco, Barra do Corda, São Raimundo das Mangabeiras, Carolina, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Bacabal, Zé Doca, Santa Inês, São Luís – Maracanã, São João dos Patos, Presidente Dutra, Grajaú, Açailândia, Codó, Caxias, Timon, Coelho Neto, Buriticupu e Araioses.

Visita às obras do campus

Pela manhã, o reitor, o diretor do campus e outros dirigentes do IFMA visitaram as obras do campus, que está em fase de conclusão. A visita foi acompanhada também pelo chefe de Gabinete da Prefeitura de Araioses, José João Bandeira, e pelo secretário municipal de Educação, José Ribamar Filho. Atualmente, as atividades do IFMA Araioses funcionam no Centro de Ensino Humberto de Campos.