Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Centro de Formação dos Servidores realiza curso de elaboração de termo de referência
Início do conteúdo da página Notícias

Centro de Formação dos Servidores realiza curso de elaboração de termo de referência

Atividade faz parte das ações do Planejamento Estratégico. Aproximadamente 25 servidores participam do treinamento.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 23/11/2017 17h39
  • última modificação 27/11/2017 10h02

Integrantes e líderes de projetos estratégicos do IFMA participam do treinamento.

Buscando auxiliar os profissionais envolvidos na condução das licitações e dos contratos administrativos de compras e serviços, o Centro de Formação dos Servidores (CFS) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) promoveu o curso “Termo de Referência para Líderes de Projetos Estratégicos”. A atividade faz parte das ações do Planejamento Estratégico do Instituto.

O curso, com carga horária de oito, horas foi voltado para os líderes e integrantes dos 17 projetos estratégicos do IFMA. Aproximadamente 25 servidores participaram da capacitação, realizada nesta quinta-feira (dia 23), na sede da Reitoria, em São Luís.

A chefe da Diretoria de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI), Clarisse Medeiros, explicou que o curso tem o propósito de auxiliar os integrantes dos grupos que comandam os projetos estratégicos. “O objetivo é instruir os integrantes para a elaboração dos termos de referência das compras de material e contração dos serviços que serão utilizados nos projetos estratégicos da instituição”, informou.

Servidora Patrícia Falcão Gomes ministra curso sobre elaboração de termo de referência.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam instruções básicas para a elaboração do termo de referência. O treinamento foi ministrado pela servidora Patrícia Falcão Gomes, assistente em administração da Coordenadoria de Licitações e Contratos (CLC) da Pró-Reitoria de Administração (PROAD). Ela explicou quais os requisitos básicos que devem estar presentes no termo de referência e esclareceu a importância desse documento para o sucesso das contratações públicas. “Problemas no termo podem provocar o insucesso da licitação, levando a atraso, anulação e repetição”, comentou.

Patrícia Falcão Gomes destacou ainda a importância do requisitante na elaboração do termo de referência. “A competência recai sobre o requisitante, mas a CLC se mantém disposta a auxiliar os servidores que precisam elaborar o documento”, informou.

Fim do conteúdo da página