Página Inicial > Notícias > Centro de Formação dos Servidores realiza curso de elaboração de termo de referência

Atividade faz parte das ações do Planejamento Estratégico. Aproximadamente 25 servidores participam do treinamento.
  • publicado 23/11/2017 17h39
  • última modificação 27/11/2017 10h02

Integrantes e líderes de projetos estratégicos do IFMA participam do treinamento.

Buscando auxiliar os profissionais envolvidos na condução das licitações e dos contratos administrativos de compras e serviços, o Centro de Formação dos Servidores (CFS) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) promoveu o curso “Termo de Referência para Líderes de Projetos Estratégicos”. A atividade faz parte das ações do Planejamento Estratégico do Instituto.

O curso, com carga horária de oito, horas foi voltado para os líderes e integrantes dos 17 projetos estratégicos do IFMA. Aproximadamente 25 servidores participaram da capacitação, realizada nesta quinta-feira (dia 23), na sede da Reitoria, em São Luís.

A chefe da Diretoria de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI), Clarisse Medeiros, explicou que o curso tem o propósito de auxiliar os integrantes dos grupos que comandam os projetos estratégicos. “O objetivo é instruir os integrantes para a elaboração dos termos de referência das compras de material e contração dos serviços que serão utilizados nos projetos estratégicos da instituição”, informou.

Servidora Patrícia Falcão Gomes ministra curso sobre elaboração de termo de referência.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam instruções básicas para a elaboração do termo de referência. O treinamento foi ministrado pela servidora Patrícia Falcão Gomes, assistente em administração da Coordenadoria de Licitações e Contratos (CLC) da Pró-Reitoria de Administração (PROAD). Ela explicou quais os requisitos básicos que devem estar presentes no termo de referência e esclareceu a importância desse documento para o sucesso das contratações públicas. “Problemas no termo podem provocar o insucesso da licitação, levando a atraso, anulação e repetição”, comentou.

Patrícia Falcão Gomes destacou ainda a importância do requisitante na elaboração do termo de referência. “A competência recai sobre o requisitante, mas a CLC se mantém disposta a auxiliar os servidores que precisam elaborar o documento”, informou.