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Começa o treinamento para multiplicadores do processo eletrônico

Para contemplar todos as unidades do IFMA, o evento foi dividido em duas turmas, formadas por dois servidores de cada campus.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 08/03/2018 11h55
  • última modificação 08/03/2018 11h55

Coordenadores de Tecnologia da Informação e de Gestão de Pessoas dos  29 campi do Instituto Federal do Maranhão, bem como servidores do Gabinete da Reitoria, da Corregedoria e demais representantes do Departamento de Admissão, Dimensionamento e Movimentação de Pessoal (DAD-MP) estão participando, entre os dias 6 e 9 de março, do Treinamento dos Multiplicadores do Processo Eletrônico. O evento, que acontece na sala do Centro de Formação de Servidores da Reitoria, está dividido em duas turmas, cada uma composta por 15 servidores.

Durante a abertura dos trabalhos, ao dar as boas-vindas aos participantes, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) e coordenador geral do Planeamento Estratégico, Carlos Cezar Teixeira, apresentou os processos eletrônicos como instrumento de automatização dos processos convencionais. “Qualquer processo convencional pode se tornar eletrônico. Os servidores aqui presentes irão entender estas ferramentas”, disse, acrescentando que, uma vez elaborado o protocolo eletrônico, o documento irá tramitar dentro dos setores adequados. “Vocês terão a oportunidade de experimentar os processos que irão se tornar eletrônico”.

 

A expectativa, segundo o pró-reitor, é muito boa porque trata-se da execução do módulo do Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP) de Processo Eletrônico – um dos 18 projetos que integram o Planejamento Estratégico do IFMA.

Clarisse Medeiros, diretora de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano, lembra que esta instrução inclui o cumprimento de três desses 18 projetos estratégicos.

  • O Centro de Formação de Servidores, que projeta e implanta um Centro de Formação para os servidores do IFMA, de forma a potencializar ações para o desenvolvimento profissional. “Funciona como uma plataforma para que todas as capacitações e qualificações dos servidores sejam viabilizadas”, pontua o pró-reitor.
  • Processo Eletrônico, responsável por desenvolver soluções que entreguem eletronicamente os processos finalísticos e administrativos do IFMA
  • Escritório de Processos, que irá implantar uma unidade de modo a apoiar o incremento da maturidade da gestão de processos. “O alvo é identificar os processos críticos e mapeá-los”, comenta Carlos Cézar Teixeira, referindo-se aos documentos transversais, que são gerados nos campi e migram para Reitoria e vice-versa.

A expectativa maior é de adesão dos campi, de modo que se comprometam a fazer acontecer os processos eletrônicos em suas unidades. Participaram desta etapa a diretora de Gestão de Pessoas do IFMA, Valéria Martins, a chefe do Departamento de Cadastro, Legislação e Pagamento (DCLP), Rosângela Borges Magalhães, o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, William Mendes, além da equipe de servidores da Propladi.

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