Página Inicial > Fórum PE > Treinamento reúne líderes de projetos estratégicos

Treinamento reúne líderes de projetos estratégicos

Encontro promovido pela PROPLADI teve o objetivo principal de acompanhar a execução de iniciativas
  • publicado 07/06/2018 10h54
  • última modificação 07/06/2018 10h58

A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI) reuniu nesta segunda-feira (4), na sala do Centro de Formação de Servidores (CFS – Reitoria), líderes de projetos para alinhar o andamento da execução de cada iniciativa com o cronograma de implementação do planejamento estratégico do IFMA.

Na abertura da reunião, Clarisse Cordeiro Medeiros, da Diretoria de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano (DIPIDH), informou que o treinamento com as lideranças teve a finalidade de avaliar como os projetos estratégicos vêm se desenvolvendo, e quais têm sido as principais dúvidas e dificuldades encontradas pelos gestores na execução do planejamento. A diretora enfatizou que a efetividade da implementação dos projetos tem relação direta com os indicadores construídos para cada um deles

O pró-reitor Carlos César Teixeira considerou que a etapa de elaboração do planejamento estratégico está sendo finalizada, tendo-se iniciado o processo de execução. “Não se trata somente de colocar os projetos para funcionar, mas avaliar se estão impactando nos objetivos”, disse ele. Segundo o gestor, o Instituto vai realizar um minucioso levantamento de dados em todos os campi, a fim de realizar a chamada Reunião de Avaliação Operacional do Planejamento Estratégico (RAO), junto ao Colégio de Dirigentes (COLDIR), e subsidiar a definição de objetivos e indicadores para cada projeto. Com os dados levantados, a empresa de consultoria Steinbeis-SIBE, que vem assessorando o IFMA no processo de planejamento, prestará orientação para a análise das informações, durante a Reunião de Avaliação Estratégica (RAE)

Carlos César Teixeira afirmou que o Instituto vem conquistando autonomia no planejamento estratégico, pois a equipe envolvida nesse processo tem consolidado o know-how nessa área. O pró-reitor relatou ainda que o planejamento estratégico do IFMA vem despertando o interesse de outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em vista dos resultados e perspectivas de sucesso.

Nesta semana, a PROPLADI vai realizar outros eventos na Reitoria, destinados a treinar as lideranças. Na quarta-feira (6), será oferecido o curso Gerindo Processo, e no dia seguinte o encontro tratará da validação da metodologia do escritório de projetos. Ambos terão como facilitador representante da Steinbeis.

registrado em: