Página Inicial > Objetivo: Desenvolvimento sócio econômico e cultural do Estado

Objetivo: Desenvolvimento sócio econômico e cultural do Estado

publicado 01/04/2019 10h56 | última modificação 29/08/2019 15h34

27 INDICADOR: Índice de Articulação dos Cursos com os Arranjos Produtivos Locais (IAAPL[%])

Finalidade: verificar a articulação entre os cursos ofertados no IFMA, em todos os níveis e modalidades, com os Arranjos Produtivos Locais (APL).

Definições:

•Cursos oferecidos e articulados com os APLs (CArtAPL) = corresponde ao número de cursos oferecidos pelo Campus e articulados com os Arranjos Produtivos Locais (APL);

•Total de cursos ofertados (TC) = corresponde ao número total de cursos ofertados em todos os níveis e modalidades.

Análise de Desempenho:

Recomendações:

Alteração da meta estabelecida no exercício de 2019 (de 90% para 95%). Manter a meta estabelecida no exercício de 2020 de 100%.

28 INDICADOR: Taxa de Inserção no Mundo do Trabalho (TXIMT[%])

Finalidade: Identificar o grau de ocupação dos estudantes egressos da Unidade do IFMA.

Definições:

•Estudantes egressos empregados (EEEmpregados) = corresponde ao número de estudantes egressos da Unidade do IFMA empregados. Para efeito de levantamento desses egressos, devem-se considerar os estudantes formados 3 (três) anos antes do exercício de referência;

•Estudantes egressos (EE) = corresponde ao número de estudantes egressos da Unidade do IFMA. Para efeito de levantamento desses egressos, devem-se considerar os estudantes formados 3 (três) anos antes do exercício de referência.

Análise de Desempenho:

O indicador taxa de inserção no mundo do trabalho ainda não foi medido em virtude do PE IFMA no mundo está em desenvolvimento. Ressaltamos a dificuldade no desenvolvimento do Projeto, uma vez que seu objetivo principal é entregar uma plataforma computacional que verifique o grau de inserção dos egressos do IFMA no mundo do trabalho, consultando bases oficiais do governo federal. Nesse momento, a plataforma encontra-se em fase de testes.

Recomendações:

A instituição ainda não possui nenhum registro da Taxa de Inserção de seus Egressos no Mundo do Trabalho. Contudo, o trabalho foi iniciado, através de seleção de um servidor do IFMA para participar do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Master of Arts (M.A.) in General Management da Steinbeis-SIBE. Durante a execução do curso o servidor selecionado irá desenvolver uma plataforma para buscar a inserção ocupacional de alunos egressos do IFMA nas bases oficiais do Governo Federal, tendo em vista os seguintes indicadores do mercado de trabalho formal: tipo de ocupação, natureza pública ou privada, atividade econômica, estatísticas salariais e distribuição espacial (municipal, estadual e regional).